Tidor

Especialidades

O que nós oferecemos para você

INFILTRAÇÃO PONTOS GATILHOS​

APLICAÇÃO TOXINA BOTULINICA​

TERMOGRAFIA​

BLOQUEIO SIMPÁTICO VENOSO

NUTRACEUTICOS​

PROLOTERAPIA​

LASERTERAPIA​

OZONIOTERAPIA​

AROMATERAPIA​

FLORAL​

ACUPUNTURA​

FISIOTERAPIA​

PSICOLOGIA​

MASSAGEM RELAXANTE​

NUTRIÇÃO​

nUTROLOGIA

PSIQUIATRA​

Ortopedia de pé​

Ortopedia de joelho​

Anestesiologia​

Ortopedia de mão​

Ortopedia de ombro

Ortopedia de quadril

Reumatologia​

Clínico de Dor

INFILTRAÇÃO PONTOS GATILHOS

OS PONTOS-GATILHO PODEM SER ENCONTRADOS EM FORMA DE NÓDULOS E SE DESENVOLVEM APÓS TRAUMA, USO EXCESSIVO OU ESPASMO MUSCULAR PROLONGADO. SÃO DECORRENTES DE SOBRECARGAS DINÂMICAS (TRAUMATISMOS, EXCESSO DE USO) OU ESTÁTICAS (POSTURAIS) DE ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA E OCUPACIONAL. DIVERSOS SÃO OS TRATAMENTOS EMPREGADOS PARA O TRATAMENTO DA SÍNDROME MIOFASCIAL. PARA PACIENTES QUE NÃO OBTÊM ANALGESIA COM ANTIINFLAMATÓRIOS, RELAXANTES MUSCULARES, ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA, ACUPUNTURA ENTRE OUTRAS CONDUTAS, A INJEÇÃO DE ANESTESICO LOCAL EM PONTOS-GATILHO É UMA OPÇÃO.

Clínico de Dor

APLICAÇÃO TOXINA BOTULINICA​

A TOXINA BOTULÍNICA TEM MOSTRADO REDUZIR A DOR NUM CERTO NÚMERO DE ESTADOS DE DOENÇA, INCLUINDO A DISTONIA CERVICAL, DOR NEUROPÁTICA, DOR LOMBAR, ESPASTICIDADE, DOR MIOFASCIAL E DOR DE BEXIGA. A TOXINA BOTULÍNICA INIBI A LIBERAÇÃO DE NEUROTRANSMISSORES NOCICEPTIVOS PERIFÉRICOS, QUE PODE, ENTÃO, TER UM EFEITO SOBRE OS SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE DOR CENTRAIS QUE GERAM ENXAQUECAS.

Clínico de Dor

TERMOGRAFIA

  • É A MODALIDADE DE CAPTAÇÃO DA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA DO CORPO OU DE PARTES, QUE MENSURA E MAPEIA INDIRETAMENTE A DISTRIBUIÇÃO DA TEMPERATURA EMITIDA PELA SUPERFÍCIE CORPORAL.  

OBJETIVOS:

  1. AVALIAR A RELAÇÃO ENTRE A TEMPERATURA DA PELE E DOR;
  2. DISCUTIR LIMITAÇÕES E SINAIS CLÍNICOS DE ARTRITE.
  3. EFICÁCIA E REPRODUTIBILIDADE PARA DETECTAR INFLAMAÇÃO. 
  4. CORRELAÇÃO ENTRE A TEMPERATURA DA PELE MEDIDA E A INTENSIDADE DA DOR.

Clínico de Dor

BLOQUEIO SIMPÁTICO VENOSO

  • O BLOQUEIOS VENOSOS CONTRIBUEM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA O ALÍVIO
    DA DOR, ASSOCIADO A OUTRAS MEDIDAS EM DIFERENTES MOMENTOS DO
    TRATAMENTO E DIMINUEM O CONSUMO DE MEDICAÇÃO SISTÊMICA (EFEITOS
    COLATERAIS).
    INDICAÇÃO:

    • – DOR NEUROPÁTICA
    • – DOR OROFACIAL
    • – SDCR
    • – DOR CENTRAL

Clínico de Dor

NUTRACEUTICOS

O NUTRACÊUTICO NÃO É UMA DROGA OU UM ALIMENTO MAS UMA SUBSTÂNCIA DE OCORRÊNCIA NATURAL COM EVIDENTE EFEITO BENÉFICO À SAÚDE QUE FAÇA PARTE, COMO INGREDIENTE, DE ALIMENTOS ESPECÍFICOS, ALIMENTOS FUNCIONAIS OU SUPLEMENTOS ALIMENTARES, PROJETADOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA OU ALIMENTÍCIA, EM FORMAS VARIADAS DE APRESENTAÇÃO.

OS NUTRACÊUTICOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM DIFERENTES GRUPOS, CONFORME O INTERESSE ENVOLVIDO – FONTE ALIMENTAR, PROPRIEDADE FUNCIONAL E NATUREZA QUÍMICA.

OS NUTRACÊUTICOS PODEM SER CATEGORIZADOS DE ACORDO COM A FONTE ALIMENTAR, MECANISMO DE AÇÃO OU ATÉ MESMO DE SUA NATUREZA QUÍMICA, NAS QUAIS SE DESTACAM OS: MICROBIANOS (PROBIÓTICOS), ISOPRENÓIDES (CAROTENÓIDES), MINERAIS (COBRE, CÁLCIO), COMPOSTOS FENÓLICOS (ISOFLAVONAS), ÁCIDOS GRAXOS POLI INSATURADOS (ÔMEGA 3), CARBOIDRATOS E DERIVADOS (FIBRAS).

Ortopedia

PROLOTERAPIA

O TERMO PROLOTERAPIA (PT), DO INGLÊS PROLIFERANT THERAPY, LITERALMENTE QUER DIZER “TERAPIA PROLIFERANTE”. PROLOTERAPIA, OU TERAPIA DE INJEÇÕES REGENERATIVAS, É UMA TÉCNICA MÉDICA USADA PARA O TRATAMENTO DE DORES ARTICULARES.
ESTA TERAPIA, BASTANTE UTILIZADA NA MEDICINA REGENERATIVA, REDUZ A DOR ENQUANTO REPARA E FORTALECE TECIDOS ARTICULARES ACOMETIDOS EM LESÕES CRÔNICAS MUSCULOESQUELÉTICAS. TRATA LUXAÇÕES, DISTENSÕES, LESÕES OU RUPTURAS MUSCULARES, TENDINOSAS OU LIGAMENTARES, ASSIM COMO A DOR CRÔNICA E RIGIDEZ PROVENIENTE DA OSTEOARTRITE, OU DOR LOMBAR CRÔNICA. EXISTEM TRÊS TIPOS DE SOLUÇÕES USADAS NA PROLOTERAPIA, SÃO ELAS: OS IRRITANTES QUÍMICOS (FENOL), OS AGENTES OSMÓTICOS (GLICERINA E GLICOSE HIPERTÔNICA) E OS AGENTES QUIMIOTÁTICOS.

Enfermagem

LASERTERAPIA

A AMPLIFICAÇÃO DE LUZ EMISSÃO ESTIMULADA DE RADIAÇÃO. É UMA FORMA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA NÃO IONIZANTE, ALTAMENTE CONCENTRADA, QUE TEM CAPACIDADE DE EMITIR LUZ COM COMPRIMENTO DE ONDA ÚNICO E DEFINITIVO, COM CARACTERÍSTICAS DISTINTAS. A LASERTERAPIA DE BAIXA POTÊNCIA VEM COM UMA ESTRATÉGIA MENOS INVASIVA E COM POTENCIAL ANALGÉSICO CARACTERÍSTICO. AS PRINCIPAIS PESQUISAS DEMONSTRAM QUE ESSE TIPO DE LASER BLOQUEIA A CONDUÇÃO DO ESTÍMULO NERVOSO, DIMINUINDO, ASSIM, A PERCEPÇÃO CEREBRAL DA DOR. ALÉM DISSO, O PROCEDIMENTO PROMOVE A LIBERAÇÃO PERIFÉRICA DE OPIOIDES ENDÓGENOS, QUE CAUSAM, ALÉM DA ANALGESIA, UMA SENSAÇÃO DE RELAXAMENTO E BEM-ESTAR DURANTE AS APLICAÇÕES

Enfermagem

OZONIOTERAPIA

A OZONIOTERAPIA É UMA DAS PRINCIPAIS MODALIDADES TERAPÊUTICAS PARA ALIVIAR AS DORES CRÔNICAS E CORRIGIR O ESTRESSE OXIDATIVO TÍPICO DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS CRÔNICAS. UM GERADOR ESPECÍFICO E CERTIFICADO PRODUZ O OZÔNIO MEDICINAL ATRAVÉS DA MISTURA ENTRE OS GASES OXIGÊNIO E OZÔNIO. A ADMINISTRAÇÃO SISTÊMICA DO OZÔNIO PODE SER DE GRANDE BENEFÍCIO EM SÍNDROMES DE DOR CRÔNICA, COMO FIBROMIALGIA, SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA E DISTÚRBIOS AUTOIMUNES. O OZÔNIO PODE SER ADMINISTRADO DE VÁRIAS MANEIRAS PARA TRATAR A DOR MUSCULOESQUELÉTICA AGUDA E CRÔNICA. NORMALMENTE, O GÁS É ADMINISTRADO COMO UMA INJEÇÃO, QUE PODE SER: INTRA-ARTICULAR; INTRAMUSCULAR; INTRADISCAL; SUBCUTÂNEA.

Enfermagem

AROMATERAPIA

A AROMATERAPIA É O RAMO DA FITOTERAPIA QUE, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE ÓLEOS
ESSENCIAIS EXTRAÍDOS DAS PLANTAS, PRETENDE PROMOVER A SAÚDE E O BEM-ESTAR
DOS INDIVÍDUOS. A CIÊNCIA E A ARTE DA AROMATERAPIA TEM SEUS ALICERCES NO
PRINCÍPIO DE QUE DIFERENTES AROMAS ACIONAM RESPOSTAS ESPECÍFICAS NO
CÉREBRO, CONDUZINDO A RESULTADOS PRÓPRIOS.
USO:

  • MASSAGEM
  • DIFUSÃO
  • NEBULIZAÇÃO
  • INALAÇÃO DIRETA
  • BANHO AROMÁTICO
  • INGESTÃO ORAL

Enfermagem

FLORAL

A TERAPIA FLORAL É AUXILIAR NO EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES, AUXILIANDO A
ACALMAR ESTADOS MENTAIS AGITADOS, DE TRISTEZA, ENTRE OUTROS. MAS,
CADA ESSÊNCIA FLORAL POSSUI UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA, QUE ATUA SOBRE O
EMOCIONAL, REEQUILIBRANDO-O. ASSIM, COM AS EMOÇÕES SAUDÁVEIS, A
SAÚDE FÍSICA TAMBÉM SE BENEFICIA E TORNA-SE MENOS SUSCETÍVEL A
DOENÇAS.
ALGUNS CASOS EM QUE A TERAPIA FLORAL É UMA ÓTIMA ALIADA, ALÉM DE
SER RECOMENDADA PARA PREVENIR DESEQUILÍBRIOS.

  • ANSIEDADE.
  • DEPRESSÃO.
  • FALTA DE DISPOSIÇÃO.
  • BAIXA AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA.

Enfermagem

ACUPUNTURA

UTILIZADA HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS PELA MEDICINA ORIENTAL, A ACUPUNTURA CONSISTE NA ESTIMULAÇÃO DE PONTOS ANATÔMICOS RELACIONADOS A DIVERSOS ÓRGÃOS E SISTEMAS DO ORGANISMO. DEVIDO A ESSAS POSSIBILIDADES, OS BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA INCLUEM PRATICAMENTE TODAS AS DISFUNÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, TRAZENDO ALÍVIO PARA MUITAS DOENÇAS E CONDIÇÕES.

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA ACREDITA QUE AS DOENÇAS SÃO RESULTADO DO DESEQUILÍBRIO DOS CANAIS DE ENERGIA DO ORGANISMO, E A ACUPUNTURA ATUA DE FORMA A FAZER O AJUSTE DE YIN E YANG. A MEDICINA MODERNA OCIDENTAL, POR SUA VEZ, ACREDITA QUE OS EFEITOS DESSA TÉCNICA ACONTECEM DEVIDO À ESTIMULAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUE ATUAM POR TODO O ORGANISMO.

FISIOTERAPIA

SEGUNDO A OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE), 55% DAS PESSOAS VIVEM COM DORES MUSCULARES. AS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E DORES ACABAM POR LIMITAR E DIFICULTAR OS INDIVÍDUOS NAS SUAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIAS (AVDS). A FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA DOR PODE TER UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE. PODE USAR TÉCNICAS NÃO INVASIVAS PARA ALIVIO DA DOR COMO: TERAPIAS MANUAIS (LIBERAÇÃO MIOFASCIAL, FORTALECIMENTO MUSCULAR, ETC) E AINDA USO DE ALGUNS RECURSOS COMO: ULTRASSOM, CALOR, DIATERMIA, ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA, ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA ENTRE OUTROS.

AS TERAPIAS QUE TRABALHAM COM A MENTE E O CORPO, COMO MEDITAÇÃO, YOGA E TAI CHI, TAMBÉM PODEM AJUDAR A LIDAR COM A DOR.

AINDA POSSUÍMOS UM LABORATÓRIO DE VIVÊNCIA CORPORAL QUE MUITO PODE EDUCAR O PACIENTE A TER UMA POSTURA ADEQUADA AS SUAS NECESSIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS.

PSICOLOGIA

AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE PRETENDEM CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E DA QUALIDADE DE VIDA, BEM COMO CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES, OTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DE FÁRMACOS E ADEQUAÇÃO DA BUSCA POR SERVIÇOS, CUIDADOS E RECURSOS DA SAÚDE PELOS USUÁRIOS. O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO VISA MINIMIZAR O SOFRIMENTO PERCEBIDO E PROVOCADO PELA EXPERIÊNCIA DO ADOECIMENTO. O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, NO REFERENCIAL COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA O PACIENTE COM DOR, TEM COMO OBJETIVO EDUCAR O SUJEITO ACERCA DA FISIOPATOLOGIA DA DOR, ESTIMULANDO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, A AUTOCONFIANÇA, AO ESTABELECIMENTO DE METAS, DAS ATIVIDADES DE LAZER, TÉCNICAS DE RELAXAMENTO, TREINA UMA COMUNICAÇÃO MAIS ASSERTIVA, DESENVOLVE ESTRATÉGIAS DE COPING E ENFRENTAMENTO, ENSINA O PACIENTE A FAZER UMA REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA PARA QUE POSSA FAVORECER A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS MAIS DOLOROSOS E DE UMA POSTURA MAIS ATIVA DIANTE DO TRATAMENTO.

TERAPEUTA INTEGRATIVA

MASSAGEM RELAXANTE

USANDO-SE DE MOVIMENTOS LEVES, A MASSAGEM RELAXANTE É UMA EXCELENTE ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DORES MUSCULARES. GERALMENTE CAUSADAS POR ESTRESSE, PROBLEMAS DE POSTURA OU MOVIMENTOS REPETITIVOS, ESSES HÁBITOS SÃO PREJUDICIAIS, RESULTANDO EM DIFERENTES DOENÇAS. DESSA MANEIRA, ELA É UMA FERRAMENTA QUE PROMOVE O BEM-ESTAR, ALIVIANDO O DESCONFORTO DAS REGIÕES MAIS AFETADAS.

NUTRIÇÃO

A ALIMENTAÇÃO CONTRIBUI PARA MELHORAR AS FUNÇÕES DOS SISTEMAS NERVOSO, IMUNITÁRIO E ENDÓCRINO, IMPACTANDO DIRETAMENTE AS EXPERIÊNCIAS DE DOR, TENDO EM CONTA QUE A PERDA OU A MANUTENÇÃO DO PESO REDUZ A CARGA NAS ARTICULAÇÕES E, CONSEQUENTEMENTE, A INFLAMAÇÃO. PARA ALÉM DISSO, A ALIMENTAÇÃO E O PESO TÊM IMPACTO NO RISCO E/OU GRAVIDADE DE OUTRAS CO-MORBIDADES ASSOCIADAS, COMO DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DIABETES E ANSIEDADE, QUE COEXISTEM FREQUENTEMENTE E AGRAVAM A DOR CRÔNICA. POR ISSO, NA NOSSA CLINICA TEMOS UM AMBIENTE EXCLUSIVO PARA ORIENTAR O PACIENTE EM RELAÇÃO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ANTINFLAMATÓRIA.

NUTROLOGIA

O MÉDICO NUTRÓLOGO DEVERÁ DIAGNOSTICAR, MONITORAR E REALIZAR A SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINAS E MINERAIS PARA MANTER A SAÚDE DO INDIVÍDUO, EVITANDO ASSIM DOENÇAS RELACIONADAS A ESSAS DEFICIÊNCIAS ESPECÍFICAS, COMO ANEMIAS, FADIGA CRÔNICA, DOR, DEPRESSÃO, OSTEOPOROSE E DEFICIÊNCIA COGNITIVA, ENTRE OUTRAS.

PSIQUIATRA

POR CONSIDERAR A DOR UMA EXPERIÊNCIA SENMSITIVA E EMOCIONAL E DIANTE DE CASOS CRÔNICOS, É NECESSÁRIO A ABORDAGEM DO PSIQUIATRA QUE É UM PROFISSIONAL GRADUADO EM MEDICINA E COM RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRIA. É RESPONSÁVEL POR DIAGNOSTICAR E TRATAR TODAS AS QUESTÕES DE ORDEM MENTAL, COMO DEPRESSÃO E ANSIEDADE, ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO ENTRE OUTRAS CONDIÇÕES QUE MUITAS VEZES PODE ESTAR ASSOCIADA A DOR.