OBJETIVOS:
O BLOQUEIOS VENOSOS CONTRIBUEM DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA O ALÍVIO
DA DOR, ASSOCIADO A OUTRAS MEDIDAS EM DIFERENTES MOMENTOS DO
TRATAMENTO E DIMINUEM O CONSUMO DE MEDICAÇÃO SISTÊMICA (EFEITOS
COLATERAIS).
INDICAÇÃO:
O NUTRACÊUTICO NÃO É UMA DROGA OU UM ALIMENTO MAS UMA SUBSTÂNCIA DE OCORRÊNCIA NATURAL COM EVIDENTE EFEITO BENÉFICO À SAÚDE QUE FAÇA PARTE, COMO INGREDIENTE, DE ALIMENTOS ESPECÍFICOS, ALIMENTOS FUNCIONAIS OU SUPLEMENTOS ALIMENTARES, PROJETADOS PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA OU ALIMENTÍCIA, EM FORMAS VARIADAS DE APRESENTAÇÃO.
OS NUTRACÊUTICOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM DIFERENTES GRUPOS, CONFORME O INTERESSE ENVOLVIDO – FONTE ALIMENTAR, PROPRIEDADE FUNCIONAL E NATUREZA QUÍMICA.
OS NUTRACÊUTICOS PODEM SER CATEGORIZADOS DE ACORDO COM A FONTE ALIMENTAR, MECANISMO DE AÇÃO OU ATÉ MESMO DE SUA NATUREZA QUÍMICA, NAS QUAIS SE DESTACAM OS: MICROBIANOS (PROBIÓTICOS), ISOPRENÓIDES (CAROTENÓIDES), MINERAIS (COBRE, CÁLCIO), COMPOSTOS FENÓLICOS (ISOFLAVONAS), ÁCIDOS GRAXOS POLI INSATURADOS (ÔMEGA 3), CARBOIDRATOS E DERIVADOS (FIBRAS).
A AROMATERAPIA É O RAMO DA FITOTERAPIA QUE, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE ÓLEOS
ESSENCIAIS EXTRAÍDOS DAS PLANTAS, PRETENDE PROMOVER A SAÚDE E O BEM-ESTAR
DOS INDIVÍDUOS. A CIÊNCIA E A ARTE DA AROMATERAPIA TEM SEUS ALICERCES NO
PRINCÍPIO DE QUE DIFERENTES AROMAS ACIONAM RESPOSTAS ESPECÍFICAS NO
CÉREBRO, CONDUZINDO A RESULTADOS PRÓPRIOS.
USO:
A TERAPIA FLORAL É AUXILIAR NO EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES, AUXILIANDO A
ACALMAR ESTADOS MENTAIS AGITADOS, DE TRISTEZA, ENTRE OUTROS. MAS,
CADA ESSÊNCIA FLORAL POSSUI UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA, QUE ATUA SOBRE O
EMOCIONAL, REEQUILIBRANDO-O. ASSIM, COM AS EMOÇÕES SAUDÁVEIS, A
SAÚDE FÍSICA TAMBÉM SE BENEFICIA E TORNA-SE MENOS SUSCETÍVEL A
DOENÇAS.
ALGUNS CASOS EM QUE A TERAPIA FLORAL É UMA ÓTIMA ALIADA, ALÉM DE
SER RECOMENDADA PARA PREVENIR DESEQUILÍBRIOS.
AS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE PRETENDEM CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E DA QUALIDADE DE VIDA, BEM COMO CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES, OTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DE FÁRMACOS E ADEQUAÇÃO DA BUSCA POR SERVIÇOS, CUIDADOS E RECURSOS DA SAÚDE PELOS USUÁRIOS. O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO VISA MINIMIZAR O SOFRIMENTO PERCEBIDO E PROVOCADO PELA EXPERIÊNCIA DO ADOECIMENTO. O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, NO REFERENCIAL COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA O PACIENTE COM DOR, TEM COMO OBJETIVO EDUCAR O SUJEITO ACERCA DA FISIOPATOLOGIA DA DOR, ESTIMULANDO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, A AUTOCONFIANÇA, AO ESTABELECIMENTO DE METAS, DAS ATIVIDADES DE LAZER, TÉCNICAS DE RELAXAMENTO, TREINA UMA COMUNICAÇÃO MAIS ASSERTIVA, DESENVOLVE ESTRATÉGIAS DE COPING E ENFRENTAMENTO, ENSINA O PACIENTE A FAZER UMA REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA PARA QUE POSSA FAVORECER A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS MAIS DOLOROSOS E DE UMA POSTURA MAIS ATIVA DIANTE DO TRATAMENTO.
USANDO-SE DE MOVIMENTOS LEVES, A MASSAGEM RELAXANTE É UMA EXCELENTE ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DE DORES MUSCULARES. GERALMENTE CAUSADAS POR ESTRESSE, PROBLEMAS DE POSTURA OU MOVIMENTOS REPETITIVOS, ESSES HÁBITOS SÃO PREJUDICIAIS, RESULTANDO EM DIFERENTES DOENÇAS. DESSA MANEIRA, ELA É UMA FERRAMENTA QUE PROMOVE O BEM-ESTAR, ALIVIANDO O DESCONFORTO DAS REGIÕES MAIS AFETADAS.
A ALIMENTAÇÃO CONTRIBUI PARA MELHORAR AS FUNÇÕES DOS SISTEMAS NERVOSO, IMUNITÁRIO E ENDÓCRINO, IMPACTANDO DIRETAMENTE AS EXPERIÊNCIAS DE DOR, TENDO EM CONTA QUE A PERDA OU A MANUTENÇÃO DO PESO REDUZ A CARGA NAS ARTICULAÇÕES E, CONSEQUENTEMENTE, A INFLAMAÇÃO. PARA ALÉM DISSO, A ALIMENTAÇÃO E O PESO TÊM IMPACTO NO RISCO E/OU GRAVIDADE DE OUTRAS CO-MORBIDADES ASSOCIADAS, COMO DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DIABETES E ANSIEDADE, QUE COEXISTEM FREQUENTEMENTE E AGRAVAM A DOR CRÔNICA. POR ISSO, NA NOSSA CLINICA TEMOS UM AMBIENTE EXCLUSIVO PARA ORIENTAR O PACIENTE EM RELAÇÃO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ANTINFLAMATÓRIA.